Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Televisão

Globo esconde nome de patrocinador e causa mal-estar

Publicado

/

(Créditos: Reprodução)

A TV Globo causou um problema ao exibir uma matéria simples sobre uma exposição de grafite. A polêmica aconteceu quando que o canal não revelou que o espaço era patrocinado pelo banco Itaú, um dos maiores anunciantes da emissora. A empresa é cotista de transmissões de torneios nacionais e também do festival The Town, que acontecerá em setembro.

Incomodados, funcionário da instituição financeira criticaram a decisão editorial. Um deles publicou no Linkedin o motivo da recusa ao citar o nome da empresa. Essa postagem viralizou na plataforma.

E ainda houve incomodo porque o repórter chegou a pedir o crédito da instituição, mas mesmo assim o nome do empreendimento não foi ao ar. Posteriormente a assessoria de imprensa do banco afirmou que esses comentários não corroboram com o posicionamento da agência e que jamais questionou uma posição da Globo.

Globo quer aumentar duração do Hora Um

O site Notícias da TV revelou que a alta cúpula da empresa também não gostou da omissão. Porém receberam como resposta que, segundo os princípios editoriais do Grupo Globo, a emissora não faz propaganda ou publicidade de empresas em conteúdo jornalístico.

Publicidade

Globo aborda nome de patrocínios no esporte

Só que há um porém. A Globo cita o nome das empresas Allianz e Neo Química que compraram o naming rights (direitos sobre o nome) dos estádios de Palmeiras e Corinthians, respectivamente. Anteriormente o canal não dava nome de empresas que patrocinavam equipes esportivas. Por isso, chamava uma escuderia da Fórmula 1 pela sigla RB. Só que o argumento é que a linha editorial do setor de esportes é diferente da de jornalismo. Isso foi provado quando o narrador Galvão Bueno foi liberado a fazer comercial, o que não é permitido por repórteres ou âncoras do canal.

Problema é que sem a informação de onde é o local, muitos interessados em irem até o evento terão dificuldades para reconhecer o ambiente em que ocorre o evento.

Não se sabe como esse mal-estar pode reverberar na relação entre as empresas. E a Globo não se pronunciou oficialmente sobre o caso.