A Globo começou a exibir as chamadas da próxima novela das nove ”Renascer” de Benedito Ruy Barbosa, entretanto, a emissora está vendendo para o público que a produção é uma ”obra-prima”.
SBT adotará estratégia arriscada para roubar público da Globo
Para ser uma obra-prima, segundo o seu significado, a novela presaria ser a excelência: Obra de grande perfeição, notável em determinado gênero. Obra de arte finalizada, terminada: sua pintura está uma obra-prima.
Criticas
A critica especializada rasga elogios para a novela, não estou aqui questionando o texto ou a direção primorosa de direção de Luiz Fernando Carvalho é considerada um dos marcos renovadores da estética do gênero nos anos 90. Segundo a crítica Marilia Martins, raras novelas apresentaram no seu primeiro capítulo um trabalho de direção tão apurado e tão requintado quanto Renascer.
A trama exibida em 1993 levou as estatuetas do Troféu Imprensa e da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), prêmio de melhor ator para Antônio Fagundes.
Opinião das senhoras do consultório
Em suma, este colunista que os escreve, precisou ficar algumas horas preso em um consultório médico, nesta sexta-feira, 21 de dezembro, entre os assuntos, as chamadas da novela, como bom jornalista aproveitei a ocasião para questioná-las se a produção era uma ”obra-prima” como a Globo está pintando em suas chamadas.
Para Dona Ivone, a novela é boa na primeira fase: ”Todas as novelas do Benedito Ruy Barbosa são boas. A primeira fase tem acontecimentos marcantes, depois fica chato e só melhora no final”.
Já para a Dona Márcia, uma senhora de 90 anos, noveleira, a novela é boa: ”Não tem nada de extraordinário”.
Por fim, na sua opinião Renascer é uma obra-prima ou não?.