O departamento de programação da Globo está fazendo uma série de estudos para chegar a conclusão se, de fato, o apelo de boa parte das afiliadas da rede é pertinente: as emissoras alegam que precisam de um telejornal local na faixa das 17h30, para duelar diretamente com a Record (Cidade Alerta) e o Brasil Urgente (Band).
+ Globo toma decisão drástica com jornalista, após barraco na redação
O Aqui tem Fofoca já tinha cantado esta bola: um produto jornalístico poderia anteceder a novela exibida no ‘Vale a Pena Ver de Novo‘. O repeteco da dramaturgia, neste caso, começaria por volta das 18h.
Isso empurraria a grade em efeito cascata: novela das seis (18h50), telejornal local, o famoso “Praça 2” (19h35), a novela das sete (19h50), o Jornal Nacional (20h40) e a novela das nove teria inicio por volta das 21h40, exceto nas noites de quarta-feira, quando o canal exibe o futebol.
+ Claudete Troiano tira nó da garganta e dá bronca ao vivo na RedeTV: “Que vergonha”
Neste dia, excepcionalmente, o ‘Vale a Pena‘ seria reduzido para um bloco de 25 minutos, dando continuidade a toda a programação.
Internamente, o comentário é de que a tendência é que cada vez mais a Globo libere seu horário de “rede” e passe a ceder mais espaço à programação local.
A mexida não seria uma grande surpresa para o mercado publicitário. As agências já foram avisadas sobre a possibilidade de grandes mudanças.
Esta é a grande prova de que os tempos são outros e que a Globo está cada vez mais de olho no desempenho da concorrência e, claro, no faturamento de suas filiais e afiliadas.
Enquanto isso, Band lidera com futebol e humilha a Globo
A Band conquistou a vice-liderança isolada no país com o confronto entre Flamengo e Vasco pela semifinal do Campeonato Carioca na noite dessa segunda-feira (13).
+ Globo define o futuro de Galvão Bueno
Na faixa das 21h25 às 23h30, a emissora anotou 9,1 pontos de média, share de 15,6% e pico de 10,5 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), que reúne os índices dos 15 mercados aferidos pela Kantar IBOPE Media.
Manaus e Vitória foram líder de audiência com 27,1 e 16,6 pontos de média, respectivamente.
+ Ratinho esculachou a Globo ao vivo no SBT: “Não assisto aquela televisãozinha”
No Rio de Janeiro, a Band ficou na liderança por 54 minutos consecutivos. A vitória do Rubro-Negro por 3 a 2 marcou 19,8 pontos de média, share de 29,6% e pico de 22,1 pontos, conquistando a vice-liderança isolada no horário.
Entre as praças que ficaram em segundo lugar no ranking destacam-se Belém (17,8), Distrito Federal (16,4), Salvador (6,4) e São Paulo (4,7).