Globo pensou em terremoto para salvar novela fracassada

Exibida em 2005 na faixa das 19h, “Bang Bang” pretendia fazer uma sátira ao Velho Oeste norte-americano , bastante popularizado por filmes de Hollywood.  A novela era protagonizada por Bruno Garcia e Fernanda Lima, além de contar no elenco nomes como Rodrigo Lombardi na TV Globo.

O projeto, que já foi enviado à Globo em dois outros momentos, foi ao ar na Globo e se tornou um grande fiasco de audiência. No auge da crise de audiência, a emissora chegou a pensar em um terremoto para matar boa parte dos personagens para “recomeçar” o folhetim.

Projeto recusado

O projeto de Mario Prata, autor de “Estúpido Cupido”, quase foi produzida pela concorrência. Em 1986, o autor entregou a sinopse à extinta TV Manchete, mas as negociações não avançaram.

+ Apresentadora famosa, ex de sertanejo e estrela de Poliana: Quem estará em A Fazenda 15?

+ Globo não é mais a mesma: emissora vive impasse com nova novela

No SBT, a novela foi pensada para ser a substituta da problemática “Cortina de Vidro”, que foi um grande fracasso de audiência em 1989. A trama, que seria uma produção independente da produtora Manduri, a mesma responsável por “Cortina”, seria dirigida por Luiz Fernando Carvalho e custaria cerca de US$ 5 milhões, segundo matéria da Folha de São Paulo de 11 de fevereiro de 1990.

+Em suma, Apresentador que não faz sucesso na Band saiu alfinetando a Globo após demissão

Porém a produção não foi adiante. Na época o SBT preferiu investir em produções próprias e lançou “Brasileiras e Brasileiros”, outro fracasso que quase faliu a emissora de Silvio Santos.

Novela bancada pela Globo

Joana Fomm e Tarcísio Meira em novela (Divulgação TV Globo)
Aliás, Joana Fomm e Tarcísio Meira em novela (Divulgação TV Globo)

Em 2005, a Globo decidiu produzir a novela  rejeitada pelas outras duas emissoras concorrentes e bancou a produção do projeto, que teve gravações no Chile.

+ Após demissão, Band tira outra estrela de programa: “Não é fácil”

+ Lucas Salles tira zíper da boca e fala sobre demissão da Band

A história acontecia na fictícia Albuquerque, localizada no Novo México (EUA), em 1881, e contava o relacionamento de Ben (Bruno Garcia) com Diana (Fernanda Lima, que estreava como atriz), que era a filha do mandante da chacina que matou a família do mocinho.

+ Enfim, Globo fica furiosa com Patrícia Poeta. Saiba o motivo

+Aliás, Silvio Santos ainda sonha em ”contratar” trio de apresentadores da Record 

Do fato, o folhetim ainda contou com enorme de elenco de peso. Participaram da obra nomes como Tarcísio Meira, Mauro Mendonça, Marisa Orth, Ney Latorraca e outros.

Assim sendo, a história sofreu rejeição desde o começo. Para piorar a situação, a produção se viu em maus lençóis quando Mario Prata teve de se afastar da roteirização dos capítulos para tratar uma osteoporose. Na época, a equipe decidiu colocar Marcia Prates, que era uma das colaboradoras, para fazer essa função. Algum tempo depois, Carlos Lombardi foi acionado para colocar a novela na meta do horário e orientar os roteiristas.

Em suma, mais da trama:

Então, o autor teria discutido com a Globo na época a ideia de provocar um terremoto, eliminando todos os personagens de Bang Bang. Em 25 de janeiro de 2006, o jornalista Daniel Castro afirmava que a história avançaria no tempo e contaria a história dos descendentes dos personagens do século XIX.

+ Enfim, Globo fica furiosa com Patrícia Poeta. Saiba o motivo

+Aliás, Silvio Santos ainda sonha em ”contratar” trio de apresentadores da Record 

+Apresentador que não faz sucesso na Band saiu alfinetando a Globo após demissão

Assim, não haveria vestígios do faroeste assim como os personagens não falariam mais inglês, soterrando tudo que o público havia rejeitado. Só que a alta cúpula da emissora rejeitou a proposta, alegando que seria um grande retrocesso.

+ Após demissão, Band tira outra estrela de programa: “Não é fácil”

+ Lucas Salles tira zíper da boca e fala sobre demissão da Band