A jornalista Gloria Vanique, ex-apresentadora do Bom Dia São Paulo, da TV Globo, recordou um episódio de tensão com Rodrigo Bocardi em março de 2018. A jornalista explicou que recebeu ordens da direção do programa para exibir informações com gráficos no telão, enquanto o Bocardi direcionava o encerramento do telejornal local para a interatividade nas redes sociais.
Gloria, que deixou a Globo em outubro de 2020, teve uma passagem de dois anos pela CNN Brasil, comanda no YouTube Conexões, nos Estúdios Flow.
Em uma entrevista ao repórter Weslley Neto, do UOL, Vanique negou qualquer briga ou desentendimento com Bocardi. Ela explicou que sua expressão parecia de brava, mas na verdade era resultado de uma grande tensão.
Ela destacou que ninguém estava dando o comando, e ela se perguntava “E aí?”. Enquanto isso, Rodrigo cuidava das redes sociais, enquanto Gloria Vanique sabia que seria cobrada posteriormente por não apresentar as informações com recursos gráficos. A apresentadora apontou a falta de direcionamento da direção do Bom Dia São Paulo.
Gloria contou que os dois até brincaram com a situação após o término do telejornal. “Ele ria da minha cara porque, no final, não mostramos as redes sociais. Eu não mostrei os recursos gráficos e o jornal acabou. Foi isso que aconteceu”, afirmou.
Sem o cafezinho com o Bocardi
Apesar de não trabalhar mais na Globo, Gloria Vanique e Rodrigo Bocardi ainda mantêm contato ocasionalmente por mensagens. Ela mencionou que faz tempo que não se encontram pessoalmente, mas sempre tentam marcar um café, que acaba não acontecendo devido à incompatibilidade de agendas. Gloria também mencionou que está familiarizada com o horário da madrugada em que Bocardi atualmente trabalha.
Processo contra a Globo
Há dois anos, Gloria Vanique entrou com um processo na Justiça do Trabalho contra a Globo, solicitando reparação e equiparação salarial em relação aos colegas que também eram âncoras, como Rodrigo Bocardi e Cesar Tralli.
Durante o período de 2012 a 2020, ela foi apresentadora do Bom Dia São Paulo e substituiu os titulares durante as folgas no SP1 e SP2. No processo, Gloria argumentou que desempenhava a função de apresentadora, mas não recebia um salário compatível com o cargo. O processo foi protocolado em 2021 e ainda corre na justiça.
O TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) será o responsável por julgar a ação, entretanto ainda não houve uma primeira audiência. Gloria Vanique não estipulou qualquer valor a ser pago pela Globo, deixando a decisão para o cargo do tribunal, de acordo com tudo aquilo que foi apresentado pela jornalista.
Dessa forma, durante seus oito anos como funcionária da emissora líder, de 2007 a 2020, Gloria Vanique recebeu remuneração como repórter. Em 2017, ela recebeu um aumento salarial e passou a ser classificada como “repórter de rede”, profissional que produz reportagens para programas jornalísticos como Hora Um, Jornal Hoje e Jornal Nacional.
Sendo assim, durante suas aparições nos noticiários nacionais, ela também apresentou o Bom Dia Brasil durante as férias de Rodrigo Bocardi. Após a saída de Gloria, a Globo passou a revezar jornalistas na apresentação das notícias de trânsito.