Abram Alas, para os apaixonados por Carnaval, há 50 anos, a Globo fazia a sua primeira transmissão ao vivo. No entanto, na época, ainda não existia sambódromo do Rio de Janeiro, e as várias escolas de samba desfilavam todas no mesmo dia, na avenida Presidente Antônio Carlos. Ou seja, eram mais de 15 horas de desfile.
Aliás, Faustão sabia que seu ciclo na TV estava perto do fim
Então, Leão Lobo participa do programa de Sonia Abrão, rival de Claudete Troiano
Queda de energia na TV Gazeta vira piada entre funcionários: ”Precisa de um descarrego”
Há 50 anos, Globo contava com mais de 15 horas transmitidas do Carnaval
Em primeiro lugar, vale dizer que, a origem do carnaval se dá através das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã. Inclusive, é o período em que os devotos se abstinham de comer carne.
Entretanto, o carnaval no Brasil tem sua origem histórica no período Brasil Colônia, tornando-se uma atividade comercial no século XX e bastante lucrativa. Inclusive, as festividades eram praticadas por escravos que saiam as ruas com os rostos pintados e jogavam bolinhas nas pessoas.
Em síntese, a grade de programação da Globo no Carnaval nos anos 1970 era bem diferente da atual, que se consolidou nos anos 1990. Entretanto, apesar de longa, a transmissão dos desfiles já apresentava formato parecido com os de hoje , sendo batizado de Carnaval colorido.
E além disso, antes da apresentação de cada escola, era apresentado um pequeno documentário com a história da agremiação e seus destaques para aquele ano! Dentre os destaques, Salgueiro se consagrou campeã naquele ano! E aí, tem vontade de saber como era naquela época?