Justiça define se houve racismo religioso no BBB 23

Tadeu Schmidt apresentando o BBB 23

A temporada 23 do Big Brother Brasil não teve tantos momentos memoráveis, mas uma situação que chamou bastante a atenção do público foi a reação de Key Alves, Gustavo Benedetti e Cristian Vanelli a um momento em que Fred Nicácio orava e fazia gestos referentes à prática de sua religião. Cristian disse que ficou “cag*do” de medo ao ver a cena. Já Key afirmou que pensou em apertar o botão de desistência se voltasse a ver algo parecido.

Fred Nicácio e Key se desentenderam fortemente no BBB 23
Fred Nicácio e Key se desentenderam fortemente no BBB 23

Após ser eliminado, Fred Nicácio tomou conhecimento das falas dos outros três brothers, e ficou bastante revoltado. Em sua participação no programa “Caldeirão com Huck”, ele explicou que a atitude dos três configurava não apenas crime de intolerância religiosa, mas também de racismo religioso, por atribuir um caráter maldoso à sua religião, que é de matriz africana.

Record comete intolerância contra religiões de matrizes africanas

O embate direto e a acusação de racismo

Ao se reencontrar com Key, Gustavo e Cristian na repescagem do BBB 23, Fred deixou bem claro o quanto a atitude dos três foi grave e injusta com ele e com sua crença. E também afirmou que abriu um processo contra os três por racismo e intolerância religiosa. Os três tentaram se desculpar, mas Fred Nicácio não voltou atrás e manteve o processo ativo na justiça.

A decisão

Segundo o jornalista Léo Dias, o processo criminal terminou sendo arquivado, já que a justiça não considerou as falas de Key, Gustavo e Cristian como racismo. Com a divulgação da decisão judicial, Key Alves teria celebrado o fato nas redes sociais. A jogadora de vôlei disse: “Nunca desacreditem de quem é você! E nunca aceitem alguém falar o que você não é. Sua essência só você e Deus sabe! Sempre soube da minha!”

Key Alves comemora decisão da justiça
Key Alves comemora decisão da justiça

Enfim, Record TV divulga lista de possíveis participantes para a A Fazenda

Até o fechamento desta matéria, Fred Nicácio, Gustavo Benedetti e Cristian Vanelli não se manifestaram sobre a decisão da justiça.