É inegável que viver muitos anos é o sonho de qualquer pessoa, no entanto, Maria Branyas Morera, uma espanhola de 117 anos, não imaginava que poderia viver tantos sonhos. Infelizmente, depois de contrariar as leis da natureza por tantos anos, ela faleceu nessa terça, 20 de agosto de 2024.
Em seguida, veja: Ex diretor da Globo, Daniel Filho, critica a qualidade das novelas atuais
Veja também: Pluto TV anuncia a estreia de novos canais
Com 117 anos, espanhola se despede da vida com honrarias
Nesta terça-feira, 20 de agosto, a espanhola Maria Branyas Morera, considerada a pessoa mais velha do mundo, faleceu aos 117 anos.
“Maria Branyas nos deixou. Ela morreu como queria: dormindo, em paz e sem dor”, afirmou os familiares em uma publicação no X, antigo Twitter. “Sempre nos lembraremos dela por seus conselhos e gentileza”.
Em seguida, veja: Ex diretor da Globo, Daniel Filho, critica a qualidade das novelas atuais
Maria nasceu em 1907 nos Estados Unidos e retornou para a Espanha, terra de sua família quando jovem. Ela passou por duas guerras mundiais e duas pandemias.
Nas últimas duas décadas, ela vivia no lar de idosos Santa Maria del Tura, na cidade de Olot, no nordeste da Espanha. Lar de idosos também se manifestou, dizendo que sentirá falta da sabedoria e calma de Maria Branyas.
“Sentiremos falta de seus bons modos, de sua generosidade, de sua humildade, sabedoria e calma… E ele tem sido um exemplo para nós em muitos aspectos”, escreveu. “Descanse em paz, Maria. Sempre guardaremos você em nossos corações”.
Em janeiro de 2023, Maria foi reconhecida de forma oficial pelo Guinness World Records como a pessoa mais velha do mundo após a morte da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos.
No entanto, de acordo com uma lista realizada pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia, a pessoa mais velha do mundo é agora Tomiko Itooka, do Japão, que tem 116 anos. Em suma, que possamos nos preencher da sabedoria dessas pessoas.