A cantora brasileira Astrud Gilberto morreu, aos 83 anos, na noite desta segunda-feira. A informação foi confirmada pela neta da artista, Sofia, no Instagram, nesta madrugada. A causa do falecimento, até o momento, não foi divulgada.
Sua primeira vez cantando no palco foi em 1960, no histórico show Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, realizado no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ. Então, a cantora participou do festival ao lado de nomes como Dori Caymmi, Nana Caymmi, Chico Feitosa (1935-2004) e até Elza Soares (1930-2022).
A artista realizou uma série de turnês no exterior, sempre levando a musicalidade do país para todo o planeta. Ao longo do tempo, o trabalho de Astrud se tornou cada vez mais autoral.
Aliás, em abril de 2002, Astrud Gilberto foi indicada para o “International Latin Music Hall of Fame”.
Enfim, Neta lamenta morte de Astrud Gilberto
Então, Sofia Gilberto, neta de Astrud, lamentou a morte da avó no Instagram com um vídeo sonorizado por uma música que a própria cantora compôs para ela.
“Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor.”.
“Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud.”