Desde o início de suas transmissões de novelas, a Globo sempre passa por momentos inesperados, tanto de cunho externo, quanto de cunho interno, quando falamos da perda de um dos atores da trama, ou, por vezes, do próprio autor.
Em 19 de fevereiro de 1983, a Globo perdia um dos maiores atores da época, Jardel Filho, 55 anos, protagonista de Sol de Verão, escrita por Manoel Carlos. Na época, o ator teria sofrido um ataque cardíaco em casa e não resistiu, causando um alvoroço nos bastidores da emissora.
+ Ronnie Von rasga o verbo ao vivo na RedeTV: “Não gosto”
+ Aliás, Nelson Rubens tem apartamento invadido pela polícia
+ Assim, RedeTV se prepara para anunciar duas grandes novidades
Perda de ator famoso causou desespero nos bastidores da Globo
Logo após a perda do ator, sua morte foi divulgada no Jornal Nacional e caiu com uma bomba para todo Brasil. Vale lembrar que, a novela estava na sua reta final e isso prejudicou até mesmo o consagrado autor a continuar escrevendo.
“Por mim, a novela acabava agora. Será ‘dificilíssimo’ entrar no cenário sem o Jardel”, disse na época o diretor Jorge Fernando ao jornal O Globo.
Para tentar dar uma solução para a situação, a emissora encomendou pesquisa urgente para ouvir a opinião do público se continuaria ou não com a novela: Como resultado, 55% dos entrevistados acharam que a trama deveria ir até o fim.
Em razão disso, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então vice-presidente de Operações da Globo, anunciou que a novela não terminaria mas sofreria mudanças. A começar, o próprio autor, que era muito amido de Jardel, passou o bastão para Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri.
“Sem missa, sem enterro, sem choro e sem vela, decretou Boni. Isso porque, o personagem de Jardel simplesmente deixou de existir na trama! No capítulo seguinte, um texto foi lido por Guarnieri, que tinha lágrimas nos olhos: “Peço a vocês que me vejam não como um dos atores, mas como todos os atores do elenco desta novela. (…) É por isso que quando morreu um ator, morrem tantas pessoas com ele.”
No entanto, apesar de tudo, a Globo deu conta do recado!