O Globoplay prepara para o próximo mês a entrada de “Esperança” no serviço de plataforma da Globo. Só que a novela de Benedito Ruy Barbosa provocou inúmeros problemas nos bastidores, a ponto de ter uma troca de autores quando ela estava prestes a entrar em reta final.
Exibida originalmente entre 2002 e 2003, o folhetim registrou média de 38 pontos no ibope. Sua antecessora, “O Clone” fechou com média de 47 pontos na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país.
Tratada como uma continuação de “Terra Nostra” – para atender pedidos do mercado internacional, o folhetim sofreu com mortes no elenco além da entrada de Walcyr Carrasco como autor responsável pelos últimos capítulos, em dezembro de 2002.
Em suma, a trama acompanha a história de Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin). Só que o pai da moça, Giuliano (Antônio Fagundes) , tem outros planos para ela. Assim, diante do compromisso de Maria com o abastado Martino (José Mayer), Toni decide deixar a Itália rumo ao Brasil.
Mais sobre a trama:
Aliás, ao chegar no país, ele se apaixona pela judia Camili (Ana Paula Arósio), um relacionamento que sofre com a assombração de Maria – Toni não imagina que sua amada gerou um filho dele.
Além disso, o mocinho também se envolve com a prima Nina (Maria Fernanda Cândido) , fruto da relação do seu tio Giuseppe (Walmor Chagas) com a lavadeira Madalena (Laura Cardoso). Nina se envolve com lutas trabalhistas, o que gera atritos com o namorado, o português José Manuel (Nuno Lopes).
+ Quem é a substituta oficial de Patrícia Poeta no Encontro? Globo já escolheu
+ Zeca Camargo vai comandar reality show na Band; saiba detalhes
Enfim, para se diferenciar de “Terra Nostra”, “Esperança” explorou a imigração de portugueses, franceses, espanhóis no folhetim ambientado na década de 1930.
Só que a trama enfrentou a repercussão da Copa do Mundo, que consagrou o pentacampeonato da Seleção brasileira, e a campanha política de 2002, pleito em que Lula (PT) foi eleito para comandar o seu primeiro mandato como presidente.
Mais sobre a novela Esperança, fracasso da TV Globo:
Então, os índices de audiência começaram a cair assim que Benedito Ruy Barbosa atrasou a entrega dos capítulos. Para ter uma grande de capítulos, o diretor Luis Fernando Carvalho passou a inserir cenas de flashback.
Com problemas de saúde dele próprio e de familiares, o autor foi afastado da trama, sendo substituído por Walcyr Carrasco. Só que Benedito reclamou em público das mudanças que o novo autor impôs em seu trabalho.
+ Quem é a atriz que recusou convite de Luciano Huck duas vezes?
+ Recém separado, ator fala que está de “namoro” com autor da Globo
Além de “Esperança”, o remake mal-sucedido de “Guerra dos Sexos” será disponibilizado no Projeto Originalidade, com vinhetas e tema de abertura assim como as outras produções. Até o exato momento a Globo não divulgou qual minissérie e outra novela que será postada no mês de maio.