Opinião: Globo errou em escalar Elas por Elas para a faixa das 18h

Atual novela em cartaz na faixa das 18h, Elas por Elas está com ibope abaixo das expectativas e por tabela causa um efeito cascata na grade da Globo.

Ao vencer o SBT, apresentador da Band “toca o sino” e abusa

No ar desde o dia 25 de setembro sucedendo a bem-sucedida Amor Perfeito, o folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão baseado na novela de mesmo nome de Cassiano Gabus Mendes só que no horário das 19h está com média geral de 15,9 pontos na Grande São Paulo.

Apesar de ter começado com 20,3 pontos no primeiro capítulo, desde então os números estão em queda livre. Atualmente, os números oscilam entre 13 e 15 pontos – índices considerados satisfatórios para uma novela da Record ou do SBT. Porém, na última terça-feira (14), uma reação foi esboçada e foram registrados 16,8 pontos – melhor número desde 24/10 (também uma terça-feira), que naquela ocasião marcou 17,0 pontos.

Enquanto isso, Virginia Fonseca assina contrato com o SBT

De fato, repórter da Globo se empolga em link ao vivo e sofre um acidente

Enfim, ex-apresentadora da Globo e do SBT vai parar na cadeia

Elas por Elas deveria ter sido a substituta de Vai na Fé, grande fenômeno de 2023 na faixa das 19h

Porém, acredito que Elas por Elas deveria ter sido a novela substituta de Vai na Fé.

O fato é que o público das 18h estava acostumado a novelas de época – casos de Nos Tempos do Imperador, Além da Ilusão e Amor Perfeito, ou novelas que se passam no interior – como é o caso de Mar do Sertão, que ficou na grade de programação da emissora líder de audiência de agosto de 2022 a março de 2023, também com grande sucesso de público e crítica.

Houve, de fato, uma radical mudança de estilo de novela e o horário e o humor que o folhetim apresenta é típico de uma novela exibida na faixa das 19h. Apesar de grande parte funcionar, a história da trama não é o que o público do horário – composto em sua maioria por donas-de-casa, espera assistir nesta faixa.

Nas redes sociais, vários usuários em publicações de matérias que a gente que queria novela de época, e de que essa novela deveria estar em cartaz uma hora depois.