Plumas e Paetês, novela idealizada e escrita por Cassiano Gabus Mendes na década de 1980, terá sua primeira reprise exibida pelo Canal VIVA a partir de janeiro. A trama ocupará a faixa das 14h30, substituindo Corpo a Corpo.
Ambientada em São Paulo, a novela conta a história da jovem Marcela (Elizabeth Savala). Depois de um ano morando longe de sua família, Osmar (Stepan Nercessian) decide voltar para São Paulo com a sua noiva. Eles dão carona para a amiga Marcela, que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista. Na estrada, eles sofrem um grave acidente, do qual Marcela é a única sobrevivente. Ela, então, decide assumir a identidade da noiva de Osmar e começa a desfrutar do conforto que a família do rapaz lhe proporciona. Bruna (Neuza Amaral) é casada com Gustavo (José Lewgoy), um homem rico, com quem teve três filhos: Osmar, Edgar (Cláudio Marzo) e Melina (Sílvia Salgado). Na trama, o filho mais velho de Bruna, Edgar, acaba se apaixonando por Marcela. Mas a moça reencontra Renato (José Wilker), um antigo namorado, e começa a viver um triângulo amoroso.
Nos últimos capítulos da história, Marcela (Elizabeth Savala) sofre um acidente de carro, revela quem é o pai de seu filho e morre.
Dona de uma fábrica de jeans, Rebeca (Eva Wilma) representou o universo de confecção e produção de moda.
Cassiano Gabus Mendes voltou a reunir, em Plumas e Paetês, a dupla de atores Eva Wilma e John Herbert, que atuou no antigo seriado Alô Doçura (1953), da TV Tupi, escrito e dirigido pelo autor. Silvio de Abreu substituiu o autor quando faltavam apenas 42 capítulos para o final da história. Cassiano Gabus Mendes teve um infarto e precisou se afastar da novela.
A novela foi vendida para diversos países, entre eles, Espanha, Estados Unidos, Itália e Venezuela.Plumas e Paetês foi reapresentada a partir de janeiro de 1983, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo. Parte da trama e dos personagens de Plumas e Paetês foi aproveitada na segunda versão de Ti-Ti-Ti, em 2010, escrita por Maria Adelaide Amaral, que colaborara com Cassiano Gabus Mendes.