Com apenas 27 anos de idade, Nilson Klava é um dos repórteres mais jovens que passou pela Globonews. Apesar de sua pouca idade, ele começou a ganhar mais chances como apresentador, causando fúria nos bastidores. Seu desempenho como âncora do canal de notícias da Globo é alvo de críticas. Além disso, Klava é acusado de “furar fila” de outras pessoas que mereciam mais espaço e dão mais furos de reportagem que ele.
Em suma, o motivo das discussões foi sua promoção para o Jornal das Dez mesmo após a licença maternidade de Aline Midlej terminar. Segundo informações do Notícias da TV, principalmente jornalistas mulheres ficaram abismadas com essa possibilidade.
Ou seja, isso causa insegurança entre profissionais que temem perderem seus espaços para homens assim que engravidarem. Tudo isso porque, se uma apresentadora fica em sua posição após ter um bebê, outras também podem sofrer o mesmo.
Terra e Paixão: Ator fala demais e personagem tem morte decretada
Âncora de jornal tem áudio vazado ao vivo
Ator afirma que fazer novela de Walcyr Carrasco é difícil
Mais sobre promoção de Nilson Klava na GloboNews
Para piorar, Klava é visto como um nome que ainda está cru para apresentar um telejornal em horário nobre. Um dos exemplos disso é seu desempenho como apresentador do “Conexão GloboNews” durante férias de Camila Bomfim. Internamente ele foi criticado pelo desempenho durante a cobertura de Rita Lee (1947-2023).
Durante todo o período em que ele esteve no ar, o jornalista fez apenas duas perguntas, ambas vistas como genéricas. Então, foi dada a sensação de que ele não possuía conhecimento mínimo para uma cobertura desse porte. “Para ser âncora de um canal de notícias, é preciso mais do que entender só de política”, afirmou um repórter que pediu para não ser identificado.
Ator afirma que fazer novela de Walcyr Carrasco é difícil
Só que Nilson tem umas qualidades. Por ser muito novo, sua segurança ao entrar no ar impressiona, além de ser elogiado por seu texto. No entanto, há quem defenda nomes mais longevos.
Entram nesse caso Marina Franceschini, repórter de política de Brasília; e o novo casal 20 do Jornalismo, Ricardo Abreu e Fernanda Rouvenat. Ambos possuem mais tempo de vídeo que Klava e nunca tiveram grandes chances na apresentação.
SBT e Record continuam sonhando acordadas e vivem crise de audiência
+ Record perde forças com Mata-Leão da Globo
+ Band tem pedra no sapato para resolver se quiser ultrapassar o SBT
O fato é que a escolha de Nilson para substituir Fabio Willian na escala de plantonistas do Jornal Hoje , foi vista como uma promoção que Klava não merecia nesse momento.
+ Perrengue, Faustão e telejornal são as maiores audiência da Band; Cátia Fonseca evapora
Em suma, o jornalista é formado pela PUC-Rio e é repórter desde 2016, quando entrou na emissora com apenas 21 anos. Natural de Apucarana, no Paraná, rapidamente passou a apurar política.