Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Opinião

RedeTV! é um navio à deriva e sem comandante

Publicado

/

RedeTV!
Imagem: Caio Assunção / Arte

A RedeTV! caminha em direção ao ‘iceberg’. Fundada em 1999 pelos empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, ambos com longa estrada na área tecnológica, a emissora tinha uma proposta ousada, com uma programação de qualidade. Em pouco um tempo, tentou e até conseguiu. Mas faltou fôlego e abraçaram o naufrágio da TV Manchete.

Em duas décadas, passaram pela emissora: Marília Gabriela, Fernanda Lima, Marcelo Rezende, Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Monique Evans, Otávio Mesquita, Amaury Jr., Valéria Monteiro, Clodovil Hernandez, Leonor Corrêa, Fernando Vanucci, João Doria, Rubens Ewald Filho, Juca Kfouri, Silvio Luiz e o elenco do Pânico, em sua estreia televisiva.

Dos mais antigos, apenas Luciana Gimenez, Sonia Abrão, João Kleber e Nelson Rubens não abandonaram o barco furado que se transformou a emissora nos últimos anos.

Sem planejamento e visão de mercado, Marcelo de Carvalho tentou ser uma “cópia” barata e ruim de Silvio Santos, gerindo uma emissora. Assim como Amilcare, que tem em São Paulo uma mansão milionária.

Mar revolto, sem direção e sem programação

Algumas tentativas em pegar um novo comandante ou um diretor artístico para não deixar o barco à deriva até existiram. Mas fracassaram. Porém, o que mais espanta é que, em vez de buscarem um porto seguro na tentativa de reparar a fuselagem avariada, seus donos insistem em navegar por um mar revolto de incertezas.

Publicidade

Um provérbio chinês diz: “Tolo é aquele que afunda seu navio e insiste em pôr a culpa no mar”. Amilcare e Marcelo precisam refletir sobre este provérbio: faz-se necessário parar de navegar sem rumo e buscar soluções urgentes antes que a RedeTV! afunde. Se é que já não afundou.

Encontrar um diretor artístico e de programação que entenda de gestão emergencial, seja criativo e saiba trabalhar com baixo custo não é tarefa fácil. Entretanto, profissionais existem e alguns estão soltos no mercado, bastando observar e pescar.

Quanto mais esta decisão for postergada, maior a chance desta viagem seguir com calmaria.

Em suma, teimosia não leva a nada: fica o recado. Ninguém quer que a maldição que recaiu sobre a TV Tupi e a TV Manchete caia de bandeja no colo da RedeTV!. A maldição do “canal 9” ronda Osasco, diariamente.

Todos nós, principalmente os profissionais da área de televisão e o público, torcem por uma televisão de qualidade. Palavra que a RedeTV! prometeu e ficou devendo há 23 anos.

Publicidade