Em 1990, o ex presidente Collor de Mello, lançou o famoso e conhecido Plano Collor. Nesse sentido, na época, o plano se tratava de uma série de medidas econômicas durante o mandato do presidente que governou de 1990 até 1992, renunciando diante de um processo de impeachment.
Aliás, Faustão sabia que seu ciclo na TV estava perto do fim
Então, Leão Lobo participa do programa de Sonia Abrão, rival de Claudete Troiano
Queda de energia na TV Gazeta vira piada entre funcionários: ”Precisa de um descarrego”
Plano Collor foi responsável por demissões em massa de Band e SBT
Em síntese, o plano Collor foi lançado em 1990 com o objetivo de controlar a hiperinflação que estava assolando os brasileiros na época. No entanto, precisamos destacar que o grande marco do plano foi o bloqueio de contas de poupança e aplicações financeiras que tinham a remuneração atreladas à taxa overnight.
E além disso, além do bloqueio da liquidez dos depósitos em contas poupança e das aplicações financeiras, o plano também continha medidas como o congelamento de preços e salários. Inclusive, na época, foi responsável por um número bem alto de pessoas que tiraram a própria vida devido a isso.
E além disso, logo após o anúncio do plano Collor, em 16 de março, que, entre outras medidas, determinou o confisco das poupanças, a Band foi uma das emissoras que mais sentiu as medidas do governo e precisou dispensar 108 funcionários.
Logo, iniciou dizendo: “Com essas medidas, a emissora pretende se adaptar à queda de 30% da receita publicitária acarretada pelo Plano Collor”, informou texto de Sônia Apolinário na Folha de S.Paulo de 18 de abril de 1990. “A Bandeirantes cortou a produção nas áreas que não eram prioritárias. Dificilmente faremos a linha de shows daqui para a frente”, informou o então diretor-geral da rede, Rubens Furtado.
E além da Band, o SBT também precisou dispensar 200 funcionários e a verba do setor de jornalismo precisou enfrentar cortes! No entanto, ao contrário de ambas, a Globo e a Manchete apesar do susto, conseguiu manter seus funcionários e projetos.
Em suma, finalmente Collor de Mello renunciou ao mandato e, com o passar dos anos, as emissoras conseguiram se reerguer! Assim sendo, podemos ainda continuar acompanhando a programação de emissoras consagradas!