Não é segredo para ninguém que as atuais novelas inéditas do SBT e da Record estão bem abaixo do esperado em audiência. Tanto Reis quanto A Infância de Romeu e Julieta não correspondem e já são consideradas as de pior audiência de ambas emissoras.
+ Band desistiu das novelas? Emissora bate o martelo e muda tudo
A Infância de Romeu e Julieta, com quatro semanas no ar, tem 5.6 pontos de média geral na Grande São Paulo, 3.7 no Rio de Janeiro e 5.0 na média geral de todo o Brasil no PNT. É menos da metade do que Carrossel, Chiquititas e As Aventuras de Poliana, por exemplo, marcaram para o SBT.
Fique por dentro:
De fato, Reis está está há mais de um ano ar, dividida por temporadas e com uma pausa de dois meses em 2022, e soma apenas 6.9 pontos de média geral na Grande São Paulo. Apesar de ter tido um início promissor, o folhetim de Cristiane Cardoso só despencou depois.
Em resumo, a crise de audiência vivida tanto pelo SBT quanto pela Record é somente culpa delas mesmo. A decisão de apostar somente em um nicho – uma com novelas para crianças e a outra com conteúdo gospel em tudo – começa a dar indícios de desgaste e indica que ambas precisam mudar o mais rápido possível.
SBT e Record continuam sonhando acordadas:
Pode ser que não, mas provavelmente sim, SBT e Record ainda sonham em registrar índices como outrora. A primeira já ficou picos de 17 pontos com As Aventuras de Poliana (2018) e outros bons índices com as outras tramas infantis da década de 2010.
+ Band promove apresentador e dá programa para ele aos domingos
+ Enfim, Record perde forças com Mata-Leão da Globo
Já a Record não consegue esquecer os 28 pontos de Os Dez Mandamentos (2015), ocasião em que conseguia ultrapassar a TV Globo e brigar pela liderança na Grande São Paulo, principal praça de medição de audiência.
Em uma conta rápida…
é possível ver que a Record investe em novelas bíblicas desde 2015 com Os Dez Mandamentos, mas naquela época ainda intercalava com novelas de outros gêneros sem cunho religioso.
A Terra Prometida (2016), O Rico e Lázaro (2017), Apocalipse (2017), Jesus (2018), Jezabel (2019) e Gênesis (2022) vieram depois do primeiro sucesso.
O SBT há 10 anos exibe apenas novelas infantis: Carrossel (2012), Chiquititas (2013), Cúmplices de um Resgate (2015), Carinha de Anjo (2016), As Aventuras de Poliana (2018) e Poliana Moça (2022) foram as tramas já produzidas pelo canal, que sempre arruma um jeito de reprisá-las.