Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Memória da TV

Silvio Santos participou de novelas na Globo, SBT e Manchete

Publicado

/

Silvio Santos atuando na novela Carmem

Com a carreira na TV iniciada em 1960, Silvio Santos se popularizou por comandar programas de auditório. O apresentador, que morreu aos 93 anos neste sábado (17), também é lembrado por ter apresentado Casa dos Artistas, o primeiro reality show de confinamento no Brasil, lançado em 2001 furando a Globo e tornando-se líder de audiência.

O que muita gente não tem ideia é que Silvio também fez novelas em diferentes emissoras, atuando como ele mesmo em tramas da Globo, Manchete e SBT. Saiba quais tramas contaram com participações especiais do apresentador:

Pigmaleão 70

A primeira delas foi em 1970, na TV Globo. Silvio interpretou ele mesmo em uma sequência de Pigmaleão 70. Na época, o Programa Silvio Santos era exibido como atração dominical da emissora.

Silvio Santos e Susana Vieira

Pelo desempenho na novela, a atriz Susana Vieira chegou a participar do Programa Silvio Santos para recebeu o Troféu Reis da TV, uma versão anterior atual Melhores do Ano, também promovida pela Globo. “Recebi o troféu de melhor atriz do ano em 1970, por voto popular, pela novela Pigmaleão 70, minha estreia na TV Globo. A premiação foi no programa do rei Silvio Santos e foi inesquecível”, conta a artista.

Carmem

Outra novela que contou com a participação de Silvio Santos foi Carmem, exibida pela extinta Rede Manchete, em 1987. Na época, ele já tinha sua emissora, o SBT, mas aceitou participar de uma trama feita em um canal concorrente. A atriz Bia Sion, intérprete da personagem Creuza, foi o nome escalado para a cena com Silvio Santos, mais uma vez interpretando ele mesmo. A sequência foi encenada no palco do programa Namoro na TV e feita em dois dias diferentes.

Publicidade

“Gravávamos a novela no Rio e fui a São Paulo junto com a Gloria [Perez, autora] e o Luiz Fernando Carvalho [diretor]. Improvisei a cena frente a frente com Silvio Santos e sua famosa plateia. Ele me entrevistou como se realmente eu fosse uma candidata, imaginem. Eu, como Creuza, contracenei com um personagem real”, contou a atriz. Na primeira cena, ela aparecia em busca de um namorado. Dias depois, noivava na TV com o garçom Hélio (Camilo Bevilácqua).Nas falas de Silvio, ele questiona Creuza: “O que a sua mãe vai pensar de mim se vocês ficarem noivos neste programa?”. Na montagem da cena, a edição fictícia da atração é assistida por Dona Isaltina (Liana Duval), que lamenta não estar no palco ao lado do apresentador. “Filha desnaturada! Eu queria estar ao lado do Silvio”, dispara a personagem.

Silvio Santos na novela Carmem

Silvio Santos na novela Carmem

Vende-se um véu de noiva

No ar desde 1981, o SBT já produziu mais de 50 novelas com elenco brasileiro — algumas com conteúdos 100% nacional, outras em parceria com emissoras da Argentina e do México. A dramaturgia, no entanto, não foi um espaço que Silvio Santos se sentiu atraído a se envolver nas gravações ou participar como personagem.

Uma exceção foi Vende-se um véu de noiva, adaptação de Iris Abravanel para a radionovela de Janete Clair (1925-1983). Em uma cena, Silvio Santos recebeu a personagem Isabel, interpretada por Anastácia Custódio, como participante do programa Roda a Roda Jequiti.