Telecine perde direitos de exclusividade de filmes da Paramount e da Universal

Devido a investimentos de diversas produtoras em streaming, a Globo perdeu o direito de exclusividade de filmes no canal Telecine.

Globo bate o martelo e define próxima novela que será reprisada

Assim, o grupo Globo foi forçado a mudar seu método de compras. De agora em diante, ela terá de negociar com todas as empresas do mercado, tanto as majors (grandes estúdios como a Warner, Universal e Disney), ou até produtoras independentes.

Até o final do ano passado, filmes da Paramount estreavam primeiro no canal de filmes do grupo Globo sem nenhuma negociação – mas sem serem exclusivos, sendo exibidos no vídeo on demand.

Eliana faz anúncio oficial sobre ida para a Globo e SBT corre atrás de substituto: “Pode ser o Celso Portiolli”

Apresentador do SBT passa mal ao vivo, morre e Silvio Santos ordena que emissora saia do ar: “Luto”

Ídolo da seleção brasileira, Zagallo morre aos 92 anos; saiba onde será velório e enterro

Mais sobre as mudanças no canal Telecine

Cena de Top Gun Maverick, filme da Paramount que foi exibido no canal de TV por assinatura Telecine
Divulgação Paramount

Porém, a partir de 2024, o Paramount alterou sua política. De agora em diante, os filmes da empresa entrarão primeiro no Paramount +, streaming do grupo. Com isso, a Globo terá de negociar dependendo com a disponibilidade dos filmes que interessar a ela.

A Universal também passou a adotar essa politica, com as negociações sendo feitas caso a caso. Essa mudança está sendo percebida pelos fãs de filmes: inicialmente prometido para janeiro, a estreia do filme Velozes e Furiosos 10 (2023) só acontecerá em fevereiro no canal Telecine.

Segundo o portal F5, da Folha de São Paulo, o canal de filmes do Grupo Globo divulgará toda a lista de filmes assim que as negociações forem concluídos.

“Esta informação surgiu a partir de um vazamento de dados, num contexto em que as tratativas ainda não estão finalizadas. O Telecine agora negocia compras de acervo com todos os estúdios —dos independentes aos principais majors, incluindo Paramount e Universal Pictures”, afirma a publicação.

“Os acordos de fornecimento de conteúdo variam dependendo da disponibilidade dos filmes e muitas vezes em função de alinhamentos internacionais. Iremos divulgar a grade completa com todos os filmes previstos em breve”, termina a nota.