Walcyr Carrasco e Thelma Guedes desenvolveram uma trama intricada para explicar as ações de Agatha (Eliane Giardini) em “Terra e Paixão”. A personagem, que retornou do além para impulsionar a audiência da novela das nove da Globo, esconde um segredo devastador por trás de sua busca por vingança contra Antônio (Tony Ramos). O pai do fazendeiro foi responsável por desmantelar a família da golpista.
O motivo que a trouxe de volta a Nova Primavera ainda permanecerá oculto por algum tempo. Agatha carrega ressentimento desde sua infância, quando o pai de Antônio confiscou as terras de sua família, levando-os à decadência. O pequeno produtor tentou protestar, mas acabou sendo assassinado por um capanga dos La Selva.
A mãe de Agatha fugiu com sua única filha, mas infelizmente faleceu em condições precárias. Nesse mesmo período, a ex-presidiária se envolveu amorosamente com Gentil (Flavio Bauraqui) e construiu uma vida ao lado dele. O desejo de vingança surgiu quando ela retornou a Nova Primavera e teve contato com Antônio.
Agatha optou por casar-se com o fazendeiro como forma de retaliar os La Selva. A encenação de sua morte ocorreu, segundo ela, devido ao fato de Antônio ter tornado sua vida insuportável. No entanto, após ser detida pelo falecimento de Evandro (Rafael Cardoso) e passar um período na prisão, ela jurou retornar para dar continuidade ao seu plano e recuperar tudo o que pertencia aos seus pais.
Agatha arma vingança em Terra e Paixão
Para além de se apossar da fortuna de Antônio, Agatha planeja envenená-lo gradualmente sem levantar suspeitas. Então, o fazendeiro começará a apresentar debilidade e assinará diversos documentos sem examiná-los cuidadosamente. Em um desses documentos, o pai de Caio (Cauã Reymond) dará uma procuração transferindo todos os seus bens para a nova esposa.