A TV Cultura promoveu um corte de 36 funcionários nesta segunda-feira, 9 de setembro. O Legião Estrangeira, apresentado pelo Alberto Gaspar, foi um dos programas afetados, toda a produção do programa foi dispensada. A promessa é retornar para uma nova temporada no próximo ano, para muitos, as chances são remotas.
Leia também:
- + SBT disponibiliza novela ”Os Ricos Também Choram” novela nunca reprisada
- Canal VIVA exibirá episódios especiais da TV Colosso
- Mania de Você estreia com a pior audiência da faixa das nove
Além do Legião Estrangeira, saíram do ar programas como o Estação Livre, um dos mais premiados da TV brasileira, e valoriza a cultura negra e a diversidade.
O principal projeto adiado para 2025 é uma nova versão do seriado “Mundo da Lua”, que fez sucesso na TV pública nos anos 1990, e que retornaria em uma refilmagem neste ano.
Também foram adiados o programa Meu Nome é Correria com Cazé Pecini, ex-MTV Brasil e Globo, e Na Cadência do Samba, comandado por Thobias da Vai-Vai, que já tinham todos os detalhes definidos para começarem as filmagens.
Governo nega crise
O governo de São Paulo nega que tenha diminuído repasses e diz que investiu 10% a mais na Fundação Padre Anchieta em 2024.
“A Fundação Padre Anchieta é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Na composição de receitas, estão recursos provenientes de aporte do Governo, de leis de incentivo e venda de serviços. No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023”, afirma.
Funcionários estão revoltados com o desmonte da TV Cultura no ano em que o canal comemora o 55º aniversário.
Por fim, atualmente, a TV Pública detém uma média de 0,56 pontos em São Paulo, é a sétima TV com maior audiência na capital paulista.