As fortes chuvas no litoral norte de São Paulo durante este feriado de Carnaval deixaram 36 mortos. Ao Estadão, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB-SP), disse que 23 óbitos já foram confirmados em seu município. Mais cedo, uma criança de 7 anos morreu em Ubatuba.
O cenário na região é complicado: estradas interditadas, ruas cheias de lama, abastecimento de água comprometido e moradores ilhados. Ainda não é possível saber o tamanho exato da tragédia provocada pelo temporal que atinge o litoral norte de São Paulo.
O coordenador da Defesa Civil do estado, Coronel Henguel Ricardo Pereira, informou que seis equipes da Defesa Civil estadual estão atuando de forma suplementar nos municípios afetados.
A região mais atingida, segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o bairro de Vila Sahy, também conhecido como Barra do Sahy, em São Sebastião.
Pereira também informou que aeronaves do Exército chegaram na região para fazer transporte do efetivo do Corpo de Bombeiros e resgatar as pessoas ilhadas.
Ainda segundo o governador, três hospitais estão prontos para receber os feridos: Hospital de Caraguatatuba, no litoral norte, Hospital de São José dos Campos, no interior, e Hospital das Clínicas, na capital. O governo estadual irá destinar R$ 7 milhões para os municípios atingidos.
LULA VISITARÁ CIDADES AFESTADAS
O Presidente Lula irá sobrevoar as cidades afetadas nesta segunda-feira, 20 de fevereiro.
A comitiva ainda contará com Márcio França, Ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil e Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil. Lula já está em São Paulo.