Nos últimos anos, com a consolidação do streaming, se intensificou o debate em torno do futuro das novelas como Vai na Fé, tendo em vista que, é cada vez menor o número de pessoas que assistem a televisão. E além disso, a audiência de pessoas assistindo séries e novelas nos canais de streaming aumentou de forma considerável.
Em suma, a autora de Vai na Fé, Rosane Svartman, lançou o livro A telenovela e o futuro da televisão brasileira, diz que essa cenário se deve a “convergência de mídias e na maior participação dos espectadores”. Nesse sentido, o livro se desdobra na tese de doutorado defendida na UFF.
Enfim, Regina Volpato não está nos planos do SBT
De fato, Com todo respeito, programa da Glenda e do Zeca na Band não vai dar certo
TV Gazeta arrumou uma dor de cabeça para resolver
Autora de Vai na Fé fala sobre livro lançado sobre novelas
Em síntese, de acordo com a autora: “Minha tese é que a telenovela, narrativa resiliente porque se transforma ao longo do tempo, é a chave pro futuro do audiovisual no Brasil por diversos motivos”, iniciou dizendo.
E além disso, prosseguiu: “Entre eles, a popularidade, a longevidade, a história que se conecta diretamente com o público, o fato de fazer parte da cultura brasileira e também por ser a principal narrativa audiovisual que inverte o fluxo transnacional de conteúdo.”
Também falou sobre a crise nas novelas: “Não acho que existe uma crise da telenovela, pelo contrário. É curioso observar como o melodrama, os principais códigos e ferramentas de uma telenovela estão migrando para o streaming”, disse.
E além disso, seguiu: “Tudo isso é recente e pessoalmente me interesso bastante por observar esse processo de tentativa e erro. Enquanto a telenovela fizer parte da nossa cultura, ela se transforma, mas não acaba”.