A primeira versão de Renascer teve seu último capítulo exibido no dia 13 de novembro, sendo dividido em duas partes. Excepcionalmente, o final foi ao ar durante um sábado e a reapresentação do episódio final foi num domingo, após o Fantástico.
CNN encerrará operações e demitirá 300 funcionários
José Inocêncio, que foi vivido na época por Antônio Fagundes, morreu sobre os braços de João Pedro (Marcos Palmeira), filho mais jovem que ele descarregara pois sua mulher, Maria Santa (Patrícia França) morreu durante seu parto.
No seu leito, ele o perdoa e afirma que ama seu filho, apesar de nunca ter feito uma declaração de afeto. Após o perdão de Pedro, Inocêncio morre e é recebido por Santinha no plano espiritual, permanecendo junto pelo restante da eternidade.
Confira as novelas que estrearão no Globoplay em fevereiro
Rede Brasil ”fatia” sua programação com horários locados
O cachê ”milionário” pago pela Globo para os participantes do The Masked Singer
Em suma, mais sobre Renascer
Disputada entre José Pedro e José Inocêncio, Mariana (Adriana Esteves) deixa a fazenda após o óbito do coronel. O personagem de Marcos Palmeira se une a Sandra (Luciana Braga), tendo uma filha. Inácia (Chica Xavier) continua trabalhando na fazenda com João Pedro e chega a ver o espírito de seu antigo patrão.
Assim como a releitura, a primeira versão de Renascer foi dividida em duas fases, iniciando com a história de José Inocêncio jovem (Leonardo Vieira), que firma um pacto com Deus e o Diabo para instalar aos seus pés sob um Jequitibá, que vira uma lenda depois de sobreviver a um assassinato encomendado por um outro fazendeiro da região. A partir daí, ele começa a erguer seu império de cacau em Ilhéus, na Bahia. Depois de se casar com Maria Santa, gera quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro. Nos negócios, Belarmino (José Wilker) é um de seus adversários, morto misteriosamente, e Teodoro (Herson Capri), vizinho com o qual disputa terras.
Por fim, com informações da revista Veja.