Na tarde dessa segunda-feira (18), todos os funcionários da CNN Brasil tiveram uma reunião com Virgílio Abranches, vice-diretor de Jornalismo do canal. O assunto do bate-papo foram as novas diretrizes que servirão de base para mudar a programação da emissora.
Primeiramente, TV Jovem Pan mete os pés pelas mãos
Na verdade, essa é uma reformulação que iniciou no final de 2022 e ainda não tem data para encerrar. O objetivo é recuperar a saúde financeira do conglomerado de mídia, ao mesmo tempo que aperfeiçoa o prestígio da marca em terras tupiniquins.
“Todas essas estratégias, que já estamos implementando há algum tempo, têm como objetivo de fazer a CNN ter um conteúdo equilibrado, relevante e sem perder a agilidade”, afirma Abranches em entrevista ao Meio & Mensagem pouco antes de apresentar as novidades aos seus funcionários.
Em suma, Globo coloca Mion contra a parede e Caldeirão continuará. Saiba o que vai acontecer
A Fazenda 15: Rachel Sheherazade rebate jornalista ao vivo
Desistiu? Globo se manifesta sobre remake de novela que já fez muito sucesso
As novas estratégias da CNN Brasil na guerra de audiência dos canais de notícia
Antes, Abranches já era vice-presidente de conteúdo e operações e, há dois meses, também assumiu o setor de Jornalismo, que era ocupado por Leandro Cipoloni.
Da descrição sobre os jornais da CNN Brasil, há o uso da palavra “equilíbrio”, que está por trás das mudanças que o canal pretende implantar.
“Quando pensamos em equilíbrio, me refiro a equilíbrio emocional: um jornalismo sem paixão, que puxa sempre para o racional. Não se trata necessariamente de ouvir uma pessoa de esquerda e, depois, dar o mesmo espaço a alguém de direita. Significa pensar se essas pessoas realmente têm representatividade para contribuir para um debate, sem gerar um tele-barraco ou demonstrar um falso equilíbrio entre as duas partes, sem que daí se extraia nada”, destaca Abranches, que segundo ele, vai bem além das opiniões ou apresentações de reportagens que tendem mais à direita ou à esquerda.
Em suma, a finalidade é garantir um perfil de público mais qualificado e que quer ver a notícia bem apurada e as consequências do que isso pode gerar.