Novela que fez muito sucesso foi impedida de ser exibida a tarde; entenda

A novela Mulheres de Areia sofreu uma sanção e não pode passar nas tardes da Globo. Isso porque  a obra de Ivani Ribeiro sofreu uma reclassificação do Ministério da Justiça depois da sua última exibição. O órgão do governo definiu, em 19 de junho de 2012,  que o folhetim não deve ir ao ar às três horas da tarde em rede aberta. 

 A alegação era de que o horário da exibição da obra não adequado para menores de 10 anos. A produção então recebeu a definição de imprópria porque a secretaria entendeu que a história relata “violência e consumo de droga lícita”. Curiosamente essa decisão aconteceu logo depois de três meses depois do fim de sua última reapresentação, em 9 de março daquele ano. Dessa forma, a novela só tem autorização para passar após às 20h e não mais a tarde.  

Estrela revela motivo de demissão da Record

Outro dado curioso é que em 1993, quando Mulheres de Areia foi ao ar, sob o governo Itamar Franco, a portaria classificou a obra como livre para todos os públicos. O Ministério da Justiça disse, em 2012, ao UOL que os critérios para instauração das classificações foram alterados. 

 Algum tempo depois, caiu a determinação de um horário certo para cada selo da classificação indicativa . 

Novela e produtos audiovisuais não recebem censura, diz governo

A última definição sobre a classificação de idade que consta no site do Ministério da Justiça é de março de 2022, ainda sob governo Bolsonaro. E diz que “não censura obras audiovisuais. a faixa etária de acesso a filmes, programas televisivos, jogos e aplicativos leva em consideração parâmetros técnicos. Para definir a idade mínima, o Ministério analisa três eixos do contexto das obras: cenas de sexo ou nudez, uso de drogas e violência”, diz a nota 

 De todo modo, a novela Mulheres de Areia que estreou em 1973, desde 2012 nunca mais foi passou na TV Globo em rede aberta. Porém, o folhetim está disponível no Globoplay.