Segundo políticos e analistas, o apoio da população a um eventual processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro é o que daria condições políticas para que o processo avance no Congresso.
Na mesa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), até o dia 13 de maio, existiam, em análise, 34 pedidos de impedimento contra Bolsonaro.
A avaliação negativa do governo chegou a 43,4% da população brasileira, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta semana. Em janeiro deste ano, a avaliação como ruim ou péssima da gestão era de 31%. Sobre o desempenho pessoal de Bolsonaro, a aprovação foi de 39,2% e a desaprovação, de 55,4%. Em relação à atuação do governo federal no combate à pandemia da Covid-19, 51,7% aprovaram e 42,3% desaprovaram.
O apoio ao impeachment do presidente é de 45%, contra 48% contrários à abertura do processo, de acordo com pesquisa DataFolha, realizada no final de abril.
Na época do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, 68% da população apoiavam o impedimento. Sobre o afastamento do ex-presidente Fernando Collor, 75% eram favoráveis na época.