Notícias

Por que Dilma Rousseff não passou a faixa presidencial para Lula?

Até os 45 minutos do segundo tempo, poucos sabiam quem teria a missão de passar a faixa presidencial para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muita gente gostaria que Dilma Rousseff fizesse a honraria.

Um deles foi o compositor Chico Buarque, que usou as redes sociais para sugerir que a ex-presidenta realizasse a passagem. Dilma sofreu o impeachment em agosto de 2016 e ficou quase seis anos no poder.

Como o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu fugir para os EUA e seu vice, Hamilton Mourão, informou que não poderia fazer o ato constitucional, a equipe de transição escolheu representantes da sociedade civil para cumprir o rito.

Leia também:

O PT optou por não escolher Dilma por dois motivos: a primeira foi para para não dar a impressão que o novo governo de Lula fosse a continuação do governo da petista (2011-2016). A segunda para evitar um atrito desnecessário com alguns ministros, que inclusive votaram a favor do impeachment.

O segundo motivo foi para atender a um pedido de apoiadores da ala do partido e escolher pessoas que representassem o povo que elegeram Lula presidente pela terceira vez.

Aline Sousa, que trabalha como catadora de recicláveis, foi a escolhida para entregar a faixa ao petista, entrando para a história da jovem democracia brasileira.

Fique por dentro do Aqui tem Fofoca.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @beraldotv no Instagram.

Mais lidas do dia

Top