Nesta segunda-feira, 8 de junho, o Porta dos Fundos critica o racismo num vídeo quase autoexplicativo a respeito da visibilidade que o movimento preto no Brasil tem ganhado recentemente. A publicação vai na onda dos protestos antirracistas que ganharam força nas ruas e também nas redes, como Instagram e Twitter.
Leia também:
- Filho de Bolsonaro colocou Prótese Peniana em Goiânia
- Bolsonaro mantém casamento de fachada com Michele
- Dono da RedeTV detona Luciano Huck: ‘O brasileiro quer emprego, não esmola’
- Luisa Sonza não traiu o Whindersson
- Jornalista da Record mantém casamento em segredo desde 2014
- Com seriados antigos, Rede Brasil empata com a Record TV nas madrugadas
- Nasce segundo filho de Julio Rocha e Karoline Kleine
Além de falar e criticar algumas das manifestações, as imagens também destacam a pouca importância que a fala de pessoas pretas tem. Ademais, crítica a forma como brancos tentam se apropriar do assunto, como se realmente entendessem do que estão falando.
Protagonizado por Nathalia Cruz Noemia Oliveira, o vídeo mostra como é difícil para a população preta se fazer ouvir. Aliás, também explora a forma como gente branca se apropria do discurso. Enquanto isso, João Vicente de Castro e Fábio Porchat fazem as vezes dos ‘brancos sem noção’.
Na conclusão do roteiro, as meninas precisam usar a imagem de homens brancos para poder fazer com que suas vozes sejam ouvidas. Apenas dessa forma, conseguem mandar o recado.
Finalmente, em silêncio, numa tela preta, o vídeo anuncia vitimas fatais da violência no Brasil. Todos pretos assassinados, por policiais ou não.
Aqui tem Fofoca nas redes sociais:
Twitter: @beraldotv
Instagram: @aquitemfofocaoficial
Facebook: Aqui Tem Fofoca
Youtube: Guilherme Beraldo