A TV Cultura confirmou nesta sexta-feira, 6 de setembro, a suspensão de seis programas, as atrações tiveram suas gravações temporariamente suspensas, mas negou que o motivo tenha sido o repasse de verbas do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com fontes nos sindicatos de radialistas e de jornalistas, no entanto, o governo do Estado contingenciou verbas. Uma assembleia está ocorrendo na porta da TV Cultura no início desta tarde. Segundo informações do site Notícias da TV.
Leia também
Em nota oficial, a TV Cultura, confirma as suspensões dos seguintes programas: Giro Econômico, Legião Estrangeira, Entrelinhas, Estação Livre, e Brasil, Mostra a Tua Cara!.Colaboradores contratados como PJ (Pessoas Jurídicas) estão ocorrendo na Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura, o número oficial ainda não foi divulgado.
Emissora nega crise com o Governo de São Paulo
A TV Cultura destaca que as demissões e ruptura das produções não são consequência de crise da emissora com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas do Republicanos, mas, sim, da redução de receitas próprias da emissora com gravações de com terceiros, diz em nota.
“A TV Cultura esclarece que a suspensão da gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente –como Legião Estrangeira, Giro Econômico, Brasil, Mostra a Tua Cara!, Estação Livre e Entrelinhas–, nada tem a ver com repasse.de verbas realizados pelo Governo do Estado de São Paulo”, diz a nota.
“A diminuição de receitas da emissora está diretamente ligada à publicidade e prestação de serviços para terceiros e outros. A TV Cultura tem mantido relação amistosa com o governo, com o qual tem permanente diálogo. A maioria desses programas permanecerá no ar por meio de reprises, e as gravações serão retomadas em momento oportuno”, finaliza a nota.
Pior crise em 55 anos?
Segundo fontes ouvidas pelo Aqui tem Fofoca e confirmadas, a crise na TV Cultura é mais profunda do que se ”mostra”. A relação com o Governo de São Paulo que mantém a Fundação Padre Anchieta não está cortês como é dita aos quatro ventos.
Leia também
Repasse
Além disso, o governo de São Paulo confirmou em uma nota divulgada na quarta (4) que os valores previstos para este ano para a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, são de R$ 104 milhões, o que representa um valor 10% maior do que a dotação de 2023.Mas pelo menos R$ 13 milhões não devem chegar aos cofres da emissora, informa o Notícias da TV.
Quantos colaboradores tem a TV Cultura?
A emissora pública tem 765 funcionários CLT, e pouco mais de mil colaboradores no regime PJ (Pessoa Juridica), segundo fontes do Sindicato.
Ibope da TV Cultura
Por fim, a TV Cultura mantém uma média de 0,56 pontos em São Paulo, é a sexta emissora na audiência.