Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Fake News

Após ‘fake news’, STF solta nota desmentindo Leda Nagle

Publicado

/

A ‘fake news’ divulgada por Leda Nagle, que coleciona mais de 55 anos de carreira, fez com que a jornalista tomasse uma chamada pública do Superior Tribunal Federal (STF).

Leda era muito respeitada no meio jornalístico, mas vem deixando de ser referência após se tornar uma militante bolsonarista.

Claro que cada jornalista pode escolher qualquer lado e seguir uma linha política. Entretanto, divulgar ‘fake news’ de um perfil sem verificação durante uma ‘live’ é inaceitável para quem ostenta a profissão de jornalista.

Publicar primeiro para checar depois não pode ser aceito nesta atividade, ainda mais nos dias atuais, onde a desinformação atinge diversos interesses de gente poderosa.

Tino Marcos usou o Twitter para lamentar o que Leda Nagle fez em sua ‘live’. O repórter esportivo trabalhou com Leda nos anos 80 na TV Globo e revelou que a jornalista furou uma greve em 1986 na emissora.

Publicidade

Nesta segunda-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) usou seu site para divulgar uma nota em que esclarece que a noticia espalhada por Leda Nagle, onde afirma em vídeo viralizado que os ministros do Supremo e o ex-presidente Lula estariam planejando matar Jair Bolsonaro, é mentira.

“Circula pelas redes sociais um post atribuído ao novo diretor-geral da Polícia Federal que aponta um mentiroso plano envolvendo ministros do STF. Trata-se de perfil não verificado e, segundo a PF, falso. O STF reitera o alerta para a importância da checagem de informações suspeitas, como forma de evitar a propagação de ‘fake news’ com o nome de autoridades e membros da Suprema Corte. Antes de compartilhar informações, verifique se a fonte é segura”, diz a nota.

Ou seja, o STF além de desmentir a jornalista Leda Nagle, sugeriu que ela verificasse suas fontes.

Em miúdos, a Corte pediu para ela fazer o princípio básico do jornalismo: tudo precisa ser checado antes de ser publicado.

Será que aprendeu a lição?!

Publicidade

Leia também:

Inscreva-se no canal do Aqui tem Fofoca no YouTube para conferir nossas ‘lives’ e vídeos diários!

Siga o Aqui tem Fofoca nas redes sociais:

Instagram: @aquitemfofocaoficial

Twitter: @beraldotv

Facebook: Aqui Tem Fofoca

Youtube: Aqui tem Fofoca

Publicidade