A Globo planeja produzir uma nova versão de outra novela de sucesso da extinta TV Manchete (1983-1999). A emissora carioca quer reeditar o clássico Xica da Silva (1996) para o seu streaming, ou seja, para o GloboPlay.
Xica da Silva foi o primeiro papel de protagonista de Taís Araújo nas novelas, a trama abusava de cenas sensuais e de violência. A trama contou a história da lendária Chica da Silva, a escrava que virou rainha em pleno século 18, no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, em Minas Gerais. Atrevida e inteligente, chocou a sociedade da época e conquistou o novo contratador da região, João Fernandes, poderoso e rico homem branco com quem se casou.
Veja também: William Bonner prolonga contrato com a Globo e emissora “congela” salário
Aliás, veja também: César Tralli está com um pé fora da GloboNews
Com direção de Walter Avancini (1935-2001), Xica da Silva foi exibida originalmente pela TV Manchete entre 17 de setembro de 1996 e 11 de agosto de 1997, totalizando 231 capítulos. O folhetim foi escrito por Walcyr Carrasco, usando o pseudônimo Adamo Angel, por ser contratado do SBT. Na época, o autor estava descontente com o pouco espaço que tinha no canal de Silvio Santos para escrever novelas.