A Globo informou nesta segunda-feira que Erick Brêtas, diretor do Globoplay e dos canais pagos do grupo, está saindo da emissora. A decisão veio do próprio Brêtas, que afirmou ter batido as metas com a plataforma de streaming da emissora líder de audiência há cinco anos atrás, quando assumiu o desafio de dirigir o Globoplay pela segunda vez.
Band prepara troca-troca de apresentadoras
Durante sua última gestão, houve grande crescimento em produção de conteúdo original, maior número de assinantes e, por tabela, receitas, fazendo com que a plataforma ficasse atrativa em um mercado dominado por plataformas globais.
No lugar de Brêtas entrará Manuel Belmar, executivo em carreira ascendente dentro da empresa. Diretor financeiro há cinco anos, ele implantou a redução de custos que começou a ser implantada há alguns anos, como mudança na contratação dos atores – agora por tempo de obra. A tendência é que ele reduza os investimentos em conteúdo no Globoplay.
Ex- A Fazenda detalha pior momento: “Estou no fundo poço”
Globo define futuro de Monica Iozzi
Ex-contratado da Band solta o verbo sobre o Neto: “Ninguém gosta e todo mundo assiste”
Apesar de ter registrado um acréscimo de assinantes, o Globoplay ainda é deficitário e já estava previsto. O planejamento da Globo é que seu aplicativo de streaming apresente lucro a partir de 2026.
Saiba como Erick Brêtas começou sua carreira na Globo
Erick Brêtas, de 49 anos, estreou na Globo como estagiário do Bom Dia Brasil em 1997. Depois, atuou como produtor e editor de vários jornais (incluindo o Jornal Nacional e Jornal da Globo), chegando a ser diretor regional do Rio de Janeiro e diretor-executivo.
Com mestrado em regulação de mídia na London School of Economics, ele saiu do Jornalismo em 2013 para assumir o cargo de diretor de Mídias Digitais, recém-criado. Dois anos depois, lançou o Globoplay, ficando até 2017.
Em 2017, assumiu o cargo de diretor de Negócios no Vale do Silício, Califórnia, onde avaliava empresas de tecnologia que poderiam ser essenciais ao futuro da Globo, que já pensava na época em ser uma media tech, combinando comunicação e tecnologia.
Em 2019, retornou ao Globoplay, e também passou a responder pelo cargo de diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos, que também incluía a GloboSat – programadora de TV por assinatura que se uniu à TV Globo no projeto Uma Só Globo.