O último capítulo de Renascer chegou ao fim sem ultrapassar os 30 pontos de média na Grande São Paulo. Exibida mais cedo devido ao jogo do Brasil contra o Equador válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a trama escrita pelo Bruno Luperi exibida entre 20h48 e 21h49, a novela atingiu 29,4 pontos de pico.
Leia também
De antemão, de cada 100 televisores ligados, 42 estavam sintonizados no desfecho de Renascer, que atingiu 26,8 pontos de média. A Record ocupou a vice-liderança com o Jornal da Record e a novela turca Força de Mulher com 5,5 pontos. O SBT ficou em terceiro com 3,6 pontos.
A trama sai de cena após 228 capítulos, com média geral de 25,5 pontos, superando apenas Um Lugar ao Sol, Babilônia e Travessia como uma das novelas das nove com menor audiência. A trama começou na casa dos 27 pontos e foi perdendo ibope ao longo da história.
Leia também
Em suma, para efeito de comparação, o último capítulo das novelas anteriores registrou: Um Lugar ao Sol (25 pontos), Pantanal (34 pontos), Travessia (29,2 pontos ) e Terra e Paixão (32 pontos).
O remake que contou a saga de José Inocêncio teve uma primeira fase primorosa, com atuações brilhantes e uma fotografia impecável. Como crítico e telespectador, abandonei a novela e não voltei a assistir. Confesso que estou ansioso pela trama de João Emanuel Carneiro. Mania de Você promete ser um novelão.